Home » Publicações » Transformar as Economias

Transformar as Economias

Transformar as Economias – Fazer com que a política industrial se traduza em crescimento, criação de empregos e desenvolvimento

 ILO_LOGO

Consolidando sobre a descrição da avaliação das contribuições de diferentes tradições económicas (neoclássicas, estruturais, institucionais e evolutivos) para a analise de politicas de apoio á transformação estrutural e de geração de empregos produtivos, este livro argumenta que a politica industrial vai para além da se seleção de atividades económicas, sectores e tecnologias de preferência. Inclui também o desafio de acelerar a aprendizagem e a criação de capacidades produtivas. Esta perspetiva encoraja uma abordagem ampla e integrada à política industrial. Apenas um conjunto coerente de políticas de investimento, comércio, tecnologia, educação e formação apoiadas por políticas macroeconómicas, de mercados financeiros e do mercado de trabalho podem responder adequadamente aos múltiplos desafios de aprendizagem e transformação estrutural enfrentados pelos países com objetivos de desenvolvimento.

Este livro contem ainda análise de experiências nacionais e setoriais na Costa Rica, A Republica da Coreia, India, Brasil, China, Africa do sul, a Africa subsaariana e os Estados Unidos. Ensinamentos práticos e princípios fundamentais para a elaboração de políticas industriais e implementação são retirados a partir dos estuos de caso de países. Dado o fato que inúmeros países hoje se envolvem em politica industrial, esta coleção de contribuições sobre a teoria e pratica pode ser útil para os decisores políticos e os profissionais no desempenho do seu trabalho no âmbito das próprias politicas industriais mas também para o crescimento, emprego e desenvolvimento.

 

http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—dgreports/—dcomm/—publ/documents/publication/wcms_242878.pdf

Share Button
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail