Home » Publicações » OCDE | Panorama dos mercados laborais do G20, principais desafios e respostas políticas

OCDE | Panorama dos mercados laborais do G20, principais desafios e respostas políticas

Panorama dos mercados laborais do G20, principais desafios e respostas políticas

OCDE

O documento intitulado “Panorama dos mercados laborais do G20, principais desafios e repostas políticas” foi elaborado pela Organização Internacional do Trabalho, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento e pelo Grupo Banco Mundial para a Reunião Ministerial sobre Trabalho e Emprego no G20 localizado na Austrália, 10-11 de Setembro de 2014.

Premissa do estudo: “O grande fosso no emprego continua a prevalecer na maioria dos países do G20, assim como a preocupação sobre a qualidade do emprego. Os empregos são a base para a recuperação economia e para alcançar o crescimento económico sustentável, equitativo e inclusivo”.

Diante do crescimento inferior à tendência e grandes fossos ao nível do emprego, os líderes do G20 têm chamado à atenção de cada um seus países constituintes para desenvolverem estratégias de crescimento e planos de Acão para o emprego. Os líderes têm enfatizado a necessidade da existência de políticas públicas coordenadas e integrativas, incluindo políticas do mercado de trabalho, de suporte à macroeconomia, comercio e investimento, juntamente a sistemas de proteção sociais resilientes e eficazes, finanças públicas sustentáveis e sistemas financeiros bem regulados. Politicas bem coordenadas nestas áreas são vistas como a base para o crescimento económico sustentável, gerador de emprego.

O estudo analisa as últimas tendências no mercado de trabalho e destaca as políticas adotadas pelos países do G20 para apoiar o crescimento. Este expõe os principais canais através dos quais o crescimento e o emprego se afetam um ao outro e resume o conjunto de medidas necessárias para alcançar um crescimento forte, sustentável, equilibrado e rico em empregos.

http://www.oecd.org/g20/topics/employment-and-social-policy/G20-labour-markets-outlook-key-challenges-and-policy-responses.pdf

 

Share Button
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail