Home » Publicações » Mobilidade laboral na UE – 2014

Mobilidade laboral na UE – 2014

Mobilidade laboral na UE – 2014

Tendências e políticas recentes

Flag_of_Europe_svg

 A Comissão Europeia promove a mobilidade geográfica como uma estratégia para reduzir as discrepâncias entre a oferta e a procura nos mercados de trabalho europeus. Embora os níveis de migração são baixos dentro e entre os Estados-Membros da União Europeia, em comparação com outras regiões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE), a proporção de migrantes da EU que trabalham na EU está a aumentar.

Esforços ao nível da EU para promover a mobilidade são por vezes ofuscados a nível nacional pela preocupação com os potenciais efeitos negativos de influxos de migrantes, incluindo a subcotação dos salários locais, o abuso de sistemas de segurança social e os encargos financeiros que os migrantes inativos podem colocar em sistemas de segurança social.

Este relatório documenta a imagem atual da mobilidade laboral dentro da EU, e apresenta algumas indicações políticas de modo a facilitar o fluxo de trabalhadores, minimizando simultaneamente os abusos em torno dos trabalhadores migrantes, suavizando as suas transições.

http://eurofound.europa.eu/sites/default/files/ef_publication/field_ef_document/ef1456en_1.pdf

Share Button
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail