Home » Publicações » Estudo | Upgrade ou polarização?

Estudo | Upgrade ou polarização?

Upgrade ou polarização?

Mudanças globais e a longo prazo na estrutura do emprego

 

A Europa tem começado a emergir da longa crise causada pela crise financeira global em 2008 e exacerbada pela crise monetária da zona euro em 2010-2011. No último ano, níveis agregados de emprego escalaram mais rapidamente que em qualquer altura desde 2008.

Este quarto relatório anual de Monitorização dos Trabalhos ao nível Europeu, olha em detalhe para as mudanças na estrutura de trabalho ao nível dos Estados Membros e a nível agregado da EU ao longo de 2011-2014. O objetivo é aceder à amplitude de mudanças recentes polarizantes que advêm do declínio de trabalhos medianamente remunerados, ou fazendo um upgrade como resultado do crescimento no que respeita os trabalhos de remuneração mais elevada.

Esta análise observa que o padrão mais recente ilustra uma tendência descendente enviesada, sobretudo devido a um mais acentuado crescimento em serviços de conhecimento menos intensivos. Este relatório sumariza ainda as principais constatações de outras duas análises a mudanças do mercado laboral: um centra-se no desenvolvimento em seis países da UE, enquanto outro se centra em seis países fora da EU.

 

http://www.eurofound.europa.eu/sites/default/files/ef_publication/field_ef_document/ef1516en.pdf

Share Button
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail