Home » Publicações » 2014 | Restruturação do Setor Público

2014 | Restruturação do Setor Público

O relatório anual do Monitor de Restruturação Europeia para 2014 explora a rápida transformação do setor público na Europa desde a crise financeira de 2008.

Inicialmente, a expansão de empregabilidade do sector ajudou a estabilizar a economia Europeia enquanto o setor privado sofria perdas de postos de trabalho consideráveis. No entanto, medidas de austeridade subsequentes (ou consolidação fiscal) trouxeram consigo restruturação generalizada no setor publico.

Congelação de contratações significaram que a força de trabalho do setor público diminuiu e tornou-se significativamente envelhecida, com maior número de trabalhadoras femininas. A falta de segurança no trabalho significa que as condições do setor público já não são tao atrativas como foram. Restruturação incremental irá acontecer com toda a certeza, e é vital que os que estão envolvidos no seu planeamento desenvolvam uma estratégia com vista ao longo prazo para suavizar o golpe nesses trabalhadores que sairão e melhorar as condições dos que ficam.

http://www.eurofound.europa.eu/sites/default/files/ef_publication/field_ef_document/ef1470en.pdf

Share Button
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail